O universo jurídico no cinema

A semana está chegando ao fim e traz um clima agradável para curtir uma sessão de cinema em casa. A sétima arte em sua síntese encanta, e além do entretenimento conta histórias de grande valor.

Pensando nisso, a SEDEP preparou para você 5 sugestões de filmes com tema jurídico para você curtir durante o seu final de semana.

Confira nossa lista de filmes que abordam temas jurídicos, e em suas nuances se mostram grandes aspirações. Inspire-se e envolva-se com as histórias. Temos certeza de que é diversão garantida.

Buenas películas!

Vamos à lista:

 

Filme biográfico do ano 2000.

O filme é uma dramatização da história real de Erin Brockovich, interpretada pela atriz Julia Roberts, que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company PG&E. Filme ganhador do Oscar 2001 nas categorias melhor filme, melhor diretor e melhor atriz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) A casa de areia e névoa

Filme de 2003 que narra a disputa de uma jovem e uma família de imigrantes iranianos por uma casa. Baseado na obra de Andre Dubus III,narra a história de  Casa de Areia e Névoa recebeu três indicações ao Oscar 2004: melhor ator, atriz coadjuvante e trilha sonora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) Em nome do  pai

Filme irlandês e britânico de 1993, baseado no livro autobiográfico “Proved Innocent”, de Gerry Conlon.  Na década de 70, um atentado do IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. O filme retrata a história de um jovem rebelde irlandês que acaba sendo injustamente acusado pelo crime, e pega prisão perpétua junto com outros três amigos. Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) conta com a ajuda da advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que passa a investigar as irregularidades do caso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4) Redenção

 

O filme narra à estória de Stan “Tookie” Willians (Jamie Foxx), um dos fundadores da mais temida gang de Los Angeles, os Crips. A gang promoveu diversos assassinatos e trouxe caos e um clima de guerra civil a cidade de Los Angelesl. Tookie foi preso por quatro assassinatos e condenado à morte. O filme opta por descartar a violência e a criação dos Crips

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5) A qualquer preço

Filme dramático norte-americano de 1998, dirigido por Steven Zaillian, e estrelado por John Travolta e Robert Duvall.

O filme trata de um caso [verídico] de um advogado de Danos Punitivos de Chicago que aceita uma causa multimilionária contra a empresa Beatrice, que poluiu culposamente mananciais de uma cidade envenenando a população e causando diversos casos de câncer. O filme entrecortado com palestras e aulas dos dois Advogados sobre a melhor conduta que deve ter um profissional do Direito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E eis que surge, o considerado melhor de todos os filmes de tribunais de todos os tempos.

 

 

6) Sacco e Vanzetti

Filme franco-italiano de 1971 dirigido por Giuliano Montaldo. Uma verdadeira obra prima baseada na história real de Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti que foram presos em 1922, acusados de participação em um assalto e assassinato de dois empregados de uma firma em Boston. A condenação dos dois foi exemplar, devido ao fato de serem anarquistas convictos; a injustiça do caso até mesmo a direita norte-americana a protestar contra a condenação.